terça-feira, 27 de março de 2012


RESENHA SOBRE ARTIGO CIENTÍFICO ABORDANDO O PISO SALARIAL DO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

O piso salarial dos profissionais de Radiologia com base no que descreve o artigo 16 da lei 7.394 / 85. Com base nesta, observou-se que o salário desta categoria é unificado nacionalmente, sendo que o salário mínimo, em âmbito nacional, está em R$ 622,00 e a soma específica para remuneração do técnico de radiologia é de 02 salários mínimos + 40 % de Risco de Vida (Insalubridade) e o Estado do Pará adotou e se conformou com esta lei, assim como os valores estabelecidos à esta categoria profissional, sem qualquer questionamento ou reivindicação para melhorar e mudar esta situação, sendo que outros estados, como o Rio de Janeiro, onde os governantes criaram uma Lei Complementar, buscando melhorias salariais e oferecer melhor remuneração à este profissional.

A REALIDADE DO PISO SALARIAL DO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

O piso salarial do técnico em radiologia nos últimos tempos vem sendo bem questionado, pois este profissional tem esse direito, como qualquer outro profissional que trabalha correndo risco de vida.

A exigência da lei legislativa é de 02 salários mínimos e mais 40%. Porém isto não vem ocorrendo corretamente, pois este valor é varia de estado para estado e, em muitas regiões, esse valor não vem sendo devidamente atualizado e claro, corrigido na folha de pagamento destes profissionais. Este acordo coletivo não está acontecendo nos demais estados, somente aqueles que possuem piso salarial definido nos termos de lei complementar.

Com a argumentação de que a categoria dos técnicos em radiologia possuem sua especificidade, principalmente diante de seu ambiente de trabalho, sujeito a condições diferenciadas de exposição de agentes insalubres, radiação ionizante, devendo portanto, ser devidamente protegido por nosso ordenamento jurídico.

Sendo assim, enfatiza-se que é necessário e obrigatório que todo técnico em radiologia tem o abono devido sua exposição à radiação.

Com isso, precebe-se que esta remuneração profissional, vigente no Artigo 22 do Conselho Regional de Radiologia: "Os serviços profissionais do técnico devem ser remunerados em níveis compatíveis com a dignidade da profissão e sua importância reconhecida.

Diogo França
Jéssica Brito
Jamile França


terça-feira, 6 de março de 2012

"Qual o melhor currículo para um Técnico em Radiologia no contexto socioeconômico de Belém hoje?"


Nos dias atuais todo profissional tem que buscar especialização, pois, o mercado está cada vez mais exigente, com maquinários mais complexos entre outros fatores.
Um bom exemplo disso é a profissão do Técnico em Radiologia, podemos perceber perfeitamente esta realidade nos hospitais e clínicas particulares, onde o raio-x não é mais o "carro chefe" da área, hoje contamos com uma grande variedade de exames, como a tomografia computadorizada, a densitometria óssea, a ressonância magnética, isso sem falar da medicina nuclear, que exige capacitação e atualização constante do profissional.
O mercado radiológico em Belém não é diferente do resto do país, pois, o profissional para poder ingressar neste mercado tem que está de acordo com as exigências do mesmo, como por exemplo, os hospitais e clínicas particulares de Belém, que só aceitam o currículo do técnico em radiologia se ele tiver no mínimo uma capacitação em tomografia computadorizada, sem isso, o técnico só conseguirá ingressar no mercado através de concursos públicos.
Uma boa maneira para quem quer atuar neste mercado é buscar conhecimento através de um curso técnico e capacitação que envolva a profissão, e também é muito importante o modo como este profissional apresenta o seu currículo, e um meio muito interessante é a internet, como os blogs, que são páginas virtuais, páginas estas, onde milhares de pessoas podem acessar, e conhecer melhor este profissional, esse meio é muito propício para colocar o técnico em evidência, pois, de acordo com o que este profissional pública em seu blog as pessoas poderão inclusive saber se este profissional atende as necessidades de suas empresas.
O profissional em radiologia tem que ir busca de aperfeiçoamento tecnológico contínuo, pois hoje o mercado exige muito deste profissional. Sabe-se que a tecnologia está avançando progressivamente, no entanto, a busca por conhecimento tecnológico atualmente é a porta de entrada para o mercado de trabalho de Belém.

Aurinez de Sousa
Bianca Borges
Diogo França
Joliene de Souza
Jamile de Souza
Jéssica Brito